Dicas

Traças

Você sabe o que são as traças e como elas podem prejudicar a sua casa e a sua saúde? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esses insetos

Leia mais »

Roedores

Três espécies são as mais conhecidas: Ratazana, Rato de telhado e Catita;Cada gestação dura em média 20 dias, e em cada ninhada nascem entre 08 e 12 filhotes.Apesar de sua importância ecológica, os roedores podem causar prejuízos para a saúde humana: São os principais transmissores de doenças, sendo a Leptospirose a mais conhecida; Contaminam o alimento através da urina e fezes; São animais onívoros, ou seja, se alimentam de tudo, mas preferem cereais; Têm hábito noturno, ficando à luz do dia em suas tocas que sempre estão próximas de água e alimento. O que fazer para evitar o acesso de roedores: Aparar grama e mato próximo a áreas edificadas; Manter as áreas organizadas e livres de entulhos; Acondicionar o lixo em recipientes hermeticamente fechados; Manter a higienização interna e externa dos estabelecimentos; Instalar barreiras físicas que dificultem o acesso dos roedores; Fazer o controle de roedores com raticidas domissanitários.

Leia mais »

Pulgas

Insetos ectoparasitas que se alimentam de sangue quente; Tem como hospedeiro o cão, gato, rato e o homem; Durante seu ciclo de vida apresentam quatro formas clássicas: Ovo, larva, pupa e a fase adulta. Apesar de sua importância ecológica, as pulgas podem causar prejuízos para o homem: Podem provocar dermatites, reações alérgicas e inflamatórias: A mais conhecida é o “bicho de pé” (Tunga penetrans); Podem ser vetores biológicos de organismos e bactérias que podem causar a tifo murino (moléstia aguda e febril) nos homens, peste bubônica e salmoneloses. O que fazer para evitar a presença de pulgas em áreas edificadas? Manter o ambiente e os animais sempre limpos; Vedar frestas de paredes e pisos; Limpar frequentemente tapetes e carpetes, pois os mesmos propiciam o desenvolvimento do inseto; Adotar medidas de prevenção e controle de roedores, tendo em vista que estes sãos hospedeiros natos da pulga.

Leia mais »

Formigas

São insetos sociais (vivem em colônias) e estão presentes, praticamente, em todos os ambientes terrestres, exceto nos pólos; Todo ambiente natural, artificial e urbano pode ser colonizado e explorado por elas; Sua presença, além de incômodos normais podem causar grandes prejuízos. Apesar de sua importância ecológica, as formigas podem causar prejuízos para a saúde humana: Podem provocar choque anafiláticos em pessoas sensíveis (alérgicas) à sua saliva ou ao veneno de espécies com ferrão; Podem danificar aparelhos eletrônicos; Em ambiente hospitalar, podem afetar diretamente a saúde pública, por transportarem microorganismos patogênicos, atuando como vetores de algumas doenças. O que fazer para evitar a presença de formigas em áreas edificada Manter restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipiente hermeticamente fechado; Manter os ambientes limpos, e não deixe louças sujas na pia; Vedar frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que possam servir de abrigo para as formigas; Evitar deixar restos de alimentos em locais impróprios.

Leia mais »

Escorpiões

São animais vivíparos; Sua gestação tem duração de três meses; Aos nascerem, os filhotes sobem no dorso da mãe e ficam até a primeira troca de pele; A cada ninhada nascem aproximadamente 20 filhotes. Apesar de sua importância ecológica, os escorpiões podem causar prejuízos para o homem: São responsáveis pelos acidentes mais graves; O Ttyus stigmurus é a mais perigosa das que ocorrem em nossa região; Em crianças menores de 7 anos e idosos a picada, dentre outros sintomas, pode provocar febre e vermelhidão no local. Em alguns casos, levar a óbito. O que fazer para controlar a incidência de escorpiões em áreas edificadas? Evitar acúmulo de entulhos e lixo; Manter jardins e quintais limpo; Limpar periodicamente terrenos baldios vizinhos às instalações; Não por mãos em buracos sob pedras e em troncos em decomposição; Usar ralos com dispositivos sinfonado; Fazer o controle químico sempre que houver uma infestação

Leia mais »

Cupins

Insetos sociais, pois vivem em colônias formadas por indivíduos especializados;São organizados por castas: Cada uma delas assume funções específicas, tais como reprodução, defesa da colônia, coleta de alimentos, entre outras. Apesar de sua importância ecológica, os cupins podem causar prejuízos para o homem?São comuns em áreas urbanas, podendo atacar o madeiramento das casas, de modo a danificar as construções;Podem viver em árvores (cupins arborícolas), abaixo do solo (cupim de solo) e móveis (cupim de madeira seca).O que fazer para evitar a presença de cupins em áreas edificadas? Utilizar madeiras nobres que são mais resistentes aos ataques destes insetos; Tratar preventivamente o madeiramento utilizado na construção com produtos químicos adequados; Evitar o contato direto da madeira com o solo; Tratar o solo (barreira química) com produtos químicos adequados.

Leia mais »

Carrapatos

O Rhipicephalus (Boophilus) sanguineus é o “carrapato vermelho” do cão, que é seu principal hospedeiro, embora já tenha sido encontrado algumas vezes no homem. Alojam-se em lugares bem vascularizados e mais protegidos, tais como a orelha e entre os dedos dos cães. O carrapato pode causar prejuízos à saúde dos animais e dos seres humanos: O tempo de vida do carrapato é de aproximadamente 02 anos, podendo produzir até 5000 ovos; Após se alimentar do sangue do hospedeiro o carrapato pode ficar em jejum por mais de um ano; Os prejuízos causados por este ectoparasita estão associados à perda de peso, baixa conversão alimentar, redução na produção de leite, toxicoses, lesões de pele que favorecem a ocorrência de miiáses, anemia e transmissão de agentes patógenos que provocam graves enfermidades. O que fazer para evitar que os cães peguem carrapatos? Evitar que o cão frequente lugares onde exista potencial infestação, tais como: Canis, quintais, sítios e fazendas. As vezes, num passeio a uma praça ou a um parque o cão poderá se infestar. E como combater os carrapatos? Assim como as pulgas, o carrapato não é um problema só do animal, mas sim do ambiente. É possível eliminar o carrapato do cão com facilidade atravésde banhos carrapaticidas, porém os ovos e as larvas estão no ambiente, em frestas das paredes e pisos. Desta forma todos os locais devem ser tratados,além dos cães.

Leia mais »

Baratas

As espécies de baratas mais comuns são: Barata de esgoto (Periplaneta Americana); Francesinha ou alemãzinha (Blatella Germânica). Apesar de sua importância ecológica, as baratas podem causar prejuízos para a saúde humana: Responsáveis pela transmissão de várias doenças; Carregam agentes patogênicos através do seu corpo, fezes e patas; Seus ovos ficam em uma cápsula chamada ooteca, que é depositada em frestas, fendas, etc. Uma ooteca pode ter aproximadamente 40 ovos, que dará origem aos insetos adultos. O que fazer para evitar a presença de Baratas? Acondicionar corretamente o lixo; Vedar frestas em azulejos, pisos, alisares de portas, caixas de tomadas e espelhos, eliminando os locais onde as baratas podem se esconder; Verificar a organização e higienização do ambiente; Evitar acúmulo de comidas em locais fechados, tais como armários; Manter as caixas de gorduras sempre vedadas.

Leia mais »